APAN/Eleva/Blumenau: Chegadas, permanências, saídas e expectativa

Após voltar a elite nacional e fazer uma campanha interessantíssima (terminou no 7º lugar, somando 10 vitórias em 21 partidas), a Apan/Blumenau quer ir mais além na temporada 2020/2021. Com a chegada de um patrocinador máster (incluso no nome da equipe), a agora Apan/Eleva/Blumenau se movimentou bem no mercado e trouxe os ponteiros Renato Pato e Gabriel Soares, além do central Deivid e do oposto Rafael Bairros.

Levantadores:

Evandro (renovação) – Aos 39 anos, o levantador foi um dos grandes nomes da equipe na temporada passada, sendo um líder no elenco e possibilitando um maior aproveitamento dos atacantes. Com 1,98m de altura consegue também impor respeito no bloqueio e tem total confiança do técnico André Donegá e do auxiliar China (um velho conhecido da posição em Blumenau).

Vitor Gelli (contratação) – Mais conhecido como Xuxa, o levantador de 29 anos chega a APAN/Eleva/Blumenau com a experiência de já ter atuado em várias equipes cariocas, como Tijuca, Flamengo, RJX e Botafogo, onde foi campeão da Superliga B. Também passou por JF Vôlei e pela Apav Vôlei, onde quem disputou a última Superliga B.

Opostos:

Franco (renovação) – Até o encerramento da Superliga passada, Franco foi o principal pontuador da Apan/Blumenau e hoje, aos 30 anos, teve seu contrato renovado para seguir sendo esse jogador. Campeão Mundial Juvenil em 2009 com a Seleção Brasileira, o oposto de 2,01m de altura passou por vários clubes brasileiros como Bento Vôlei, Medley/Campinas, Vivo/Minas, Voleisul/Paquetá Esportes, Sesi-SP e também pelo voleibol francês, no Paris Volley.

Rafael Bairros (contratação) – O oposto de 24 anos e 1,96m de altura chega ao time catarinense após boas passagens por São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão, onde conquistou a Superliga B na temporada 2017/2018, e pelo América Vôlei, equipe que estava na temporada passada.

Jamelão (renovação) – Leandro Teixeira dos Santos é um dos opostos mais experientes do voleibol brasileiro. Aos 38 anos e 2,02m de altura, o jogador tem passagens por vários clubes brasileiros, com destaque para conquistas da Superliga pela camisa da Cimed, um dos times mais vencedores da competição. É uma opção interessante para um elenco enxuto.

Ponteiros:

Alê Monteiro (contratação) – Aos 27 anos, o ponteiro natural de Canoas tem no currículo o tricampeonato gaúcho pela Apav Vôlei. Além disso vestiu a camisa de equipes tradicionais do nosso voleibol, como Medley/Campinas, Montes Claros e mais recentemente do Maringá Vôlei, onde disputou a ultima Superliga. Ele também atuou na A. A. Fonte do Bastardo, de Portugal, e vem agora a APAN/Eleva/Blumenau para ser uma boa opção na posição.

Renato Pato (contratação) – Experiência é o que não falta para o ponteiro Rentao Russomanno. Após mais uma temporada no voleibol italiano, desta vez vestindo a camisa do Lupi Santa Croce, o jogador de 36 anos retorna ao Brasil para ‘encorpar’ ainda mais o time catarinense. Destaque pelo passe qualificado, ele já conquistou o Pan-Americano de 2011, em Guadalajara, além de passagens importantes por clubes como Cimed, Medley/Campinas, Sesi-SP e Maringá.  

Gabriel Soares (contratação) – O jogador de 27 anos estava no Siena, da Itália, e chega como uma das contratações mais interessantes, já que deixou o Brasil após boas passagens por Lebes/Gedore/Canoas e São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão, e sendo pouco aproveitado no Sesc-RJ. Agora tem tudo para ser titular e deve crescer ainda mais sob o comando de André Donega. Vale lembrar que foi bicampeão austríaco com a camisa do Hypo Tirol Innsbruck.

Ricardo Schueroff (renovação) – O ponteiro de 31 anos e o projeto do time catarinense quase que andam juntos. Natural de Rio Fortuna, o jogador de 2,02m de altura foi campeão Sul-Americano Sub-19 em 2006 e passou por vários times do Estado, como Unisul e Chapecó. Entretanto foi em Blumenau onde se identificou e independente do momento financeiro do clube esteve lá para apoiar e seguir firme com o projeto.

Centrais:

Ialisson (renovação) – Aos 34 anos, o central tem inúmeras conquistas no currículo e passagens por vários clubes importantes como Cimed, Vôlei Futuro, Ulbra e Funvic/Taubaté. Em mais uma temporada no time catarinense, IA, como é chamado, tem no saque balanceado uma das suas ‘armas’ além é claro do bom posicionamento de bloqueio, aproveitando seus 2,05m de altura.

Lucas Oliveira (contratação) – Revelado pelo Super Vôlei Santo André, o jogador de 2,04m de altura ainda passou pelo JF Vôlei antes de chegar ao América Vôlei, onde se destacou na Superliga passada. Aos 23 anos, o jogador natural de Três Corações, no interior mineiro, chega para ser uma excelente opção na Apan/Eleva/Blumenau.

Deivid Costa (contratação) – Ultimo reforço anunciado pela Apan/Eleva/Blumenau, Deivid foi o maior bloqueador da última Superliga, com 53 pontos, quando vestia a camisa do Fiat/Minas. O jogador de 32 anos foi campeão Mundial Juvenil de 2007 com a Seleção Brasileira e teve passagens por Montes Claros, São Bernardo, Londrina, Funvic/Taubaté e Maringá, além do Vibo Valentia, da Itália.

Arthur Henrique (renovação) – Aos 26 anos, o central que tem passagens por Medley/Campinas e Santo André ganhou algumas oportunidades na temporada passada e agora será mais uma opção para André Donegá na posição.

Líberos:

Filipinho (renovação) – Com 28 anos, o líbero chegou a Blumenau após passagem vitoriosa pelo Botafogo e assumiu a posição com autoridade. Bom no passe e eficiente na defesa, ele tem tudo para dar a segurança necessária ao time, ainda mais com Renato Pato ao lado para ajudar no saque adversário.

SAÍDAS:

Daniel (ponteiro/Cuprum Lubin, da Polônia); Junior (central/UPCN, da Argentina): Rafinha (líbero/futuro indefinido); Felipe Santos (levantador/futuro indefinido); Bob (oposto/futuro indefinido); Kelvin (ponteiro/Brasília Vôlei/UPIS); Ricardo Jr. (ponteiro/futuro indefinido); Lucaian (ponteiro/Brasília Vôlei/UPIS); Babu (central/Shahdab Yazd, do Irã);

foto: Raphael Guilherme Moser/Informe Comunicação

Comentários