(Paulista) Em jogaço, Sesi-SP vence, de virada, EMS Taubaté/Funvic

Pela 7ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista – Divisão Especial, EMS Taubaté/Funvic e Sesi-SP fizeram um grande jogo no ginásio do Abaeté, que terminou com vitória, de virada, do clube paulistano por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/27, 25/19, 29/27 e 18/16. O resultado confirmou o time treinado por Rubinho com a 2ª melhor campanha, enquanto a equipe do Vale do Paraíba terminou essa etapa do Estadual com o 3º lugar. 

O primeiro set começou bem equilibrado, com as duas equipes se estudando nos minutos iniciais. O EMS Taubaté Funvic começou variando o saque na tentativa de quebrar o passe do SESI. O time visitante apostou no saque forçado e chegou a estar à frente do placar em alguns momentos. O Taubaté voltou a impor maior volume de jogo na metade do set e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. O Sesi-SP foi buscar e equilibrou as ações. Com um ace do ponteiro Lipe, o Taubaté abriu vantagem de três pontos e a partir daí o saque forçado e bloqueio foram determinantes para a vitória. Com um ataque do oposto Vissotto, os taubateanos fecharam o primeiro set em 25 a 22.

O segundo set reservou mais fortes emoções para o torcedor taubateano. O EMS Taubaté Funvic começou com o set sacando melhor, quebrando o passe do Sesi-SP e forçando mais erros do ataque adversário. O Sesi-SP buscou o saque tático para equilibrar as ações e conseguiu se manter sempre em igualdade. Nenhum dos times conseguiu abrir grande vantagem e o set foi sendo decido nos detalhes. Maurício Thomas colocou Mohamed Al Hachdad e Symon em quadra. O Sesi-SP manteve bom trabalho de bloqueio, mas nos momentos finais o bom saque do Taubaté fez a diferença e a equipe da casa fechou em 27 a 25. 

O terceiro set começou com o EMS Taubaté Funvic melhor, virando bem as bolas com os ponteiros. O Sesi-SP buscou a reação com bom aproveitamento no saque, e contando com maior número de erros dos taubateanos. O time de São Paulo conseguiu virar e abriu boa vantagem, mantendo bom aproveitamento defensivo e no bloqueio. O Taubaté até conseguiu salvar um set point adversário, mas o Sesi-SP fechou em 25 a 19, diminuindo o placar. 

O quarto set começou bem equilibrado com o EMS Taubaté Funvic apostando no saque forçado. Com uma ótima sequência do ponteiro Renan no serviço, os taubateanos conseguiram abrir vantagem no placar, trabalhando bem nos contra-ataques e no bloqueio. O Sesi-SP reagiu e voltou a equilibrar a partida. O Taubaté teve uma sequência de dois aces do oposto Vissotto, e voltou a abrir vantagem. O Sesi-SP novamente reagiu, com o bloqueio e a defesa trabalhando muito bem. Os taubateanos chegaram a ter três de vantagem, mas o Sesi-SP buscou o empate e a virada. Os pontos finais do set foram tensos, e o Taubaté chegou a buscar a reação e teve dois match points. O Sesi-SP impediu a vitória taubateana, venceu por 29 a 27. 

O quinto e decisivo set teve a mesma tônica do set anterior, começando com muito equilíbrio. O Taubaté passou a cometer mais erros, e o bloqueio do Sesi-SP foi decisivo. Arriscando bastante no saque, o Taubaté acabou cometendo mais erros. A reta final de jogo foi bem disputada, com momentos de tensão e jogadas emocionantes. Após o jogo estar empatado em 13 a 13, o Sesi-SP teve dois match points. O Taubaté evitou a derrota, e chegou a virar o jogo, também tendo um ponto do jogo. Mas o Sesi-SP foi melhor nos momentos decisivos e conseguiu vencer por 18 a 16. 

“Os jogos contra o Sesi-SP são sempre equilibrados, acho que os dois times neste momento estão bem equiparados. O jogo foi um pouco atípico, com muitos momentos tensos e até de tumulto. Mas isso não serve de desculpa para a derrota. O resultado aliás tem que servir de lição para nós, para que entremos nesses playoffs da melhor maneira possível”, disse o levantador Rapha. 

Agora, Sesi-SP e EMS Taubaté/Funvic aguardam a definição dos seus adversários nas quartas de final. A definição ocorrerá neste sábado quando São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão e São José Vôlei, em São José dos Campos. Já a próxima fase está prevista para iniciar no próximo dia 8. 

foto: Renato Antunes / Maxx Sports

Comentários