(Paulista) EMS Taubaté/Funvic bate São José Vôlei e segue na liderança isolada

Jogando no ginásio Abaeté, o EMS Taubaté Funvic derrotou o São José Vôlei por 3 sets a 1, parciais de 25/27, 26/24, 25/19 e 25/21, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista – Divisão Especial. Com o resultado, a equipe treinada atualmente por Maurício Thomas chegou aos nove pontos, manteve o 100% de aproveitamento e segue na liderança isolada da competição. 

O primeiro set começou com bastante equilíbrio. Os dois times começaram variando bastante o saque, com o EMS Taubaté Funvic cometendo mais erros no serviço. O São José manteve uma defesa bem sólida e o bloqueio também funcionando. Os taubateanos conseguiram equilibrar as ações e os dois times passaram a se alternar na liderança do placar. O final do set foi muito emocionante, com várias disputas de bola e alternâncias na liderança. O Taubaté conseguiu salvar dois set points adversários, mas o São José manteve o bom volume ofensivo e fechou em 27 a 25.

O segundo set começou com o São José forçando o saque, e complicando bastante a recepção e o passe do Taubaté. Cometendo mais erros de ataque, os taubateanos saíram em desvantagem e precisaram fazer um jogo de recuperação. A reação veio com o saque variado, que forçou mais erros de passe dos joseenses. O bloqueio do Taubaté funcionou bem no segundo set e foi um dos fundamentos decisivos do período. O jogo seguiu equilibrado, e pelo lado taubateano as jogadas com o ponteiro Lipe foram as bolas de segurança do levantador Rapha. O Taubaté confirmou a vitória por 26 a 24. 

O terceiro set foi de maior superioridade do EMS Taubaté/Funvic, que manteve um saque forçado bem encaixado durante todo o período, bem como o bloqueio continuou sendo efetivo. Com o ponteiro Lipe desfilando um vasto repertório de jogadas em noite inspirada, o Taubaté conseguiu abrir vantagem que chegou a cinco pontos, e manteve o bom volume de jogo para fechar em 25 a 19. 

O quarto e último set voltou a ser de grande equilíbrio. O São José apostou no saque tático, forçando erros do Taubaté. Foram várias bolas que renderam disputas emocionantes, lance a lance. Individualmente, o destaque do EMS Taubaté Funvic continuou sendo o ponteiro Lipe. Com o jogo empatado, o ponteiro Renan passou pelo saque e teve uma ótima sequência, quando o Taubaté conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. A partir daí a equipe da casa, empurrada pela grande torcida que compareceu ao ginásio, encaminhou a vitória por 25 a 21, fechando a partida em 3 sets a 1, em 1h55. 

“O São José já havia feito uma grande partida contra o Sesi-SP na rodada passada e nós tínhamos estudado esse jogo deles. Nós treinamos para enfrentá-los e sabíamos das dificuldades. O primeiro set foi duro, nós não conseguimos achar as soluções para o jogo que eles propuseram. No segundo nós já estivemos um pouco melhor, melhoramos o passe e o ataque voltou a funcionar. E nos sets seguintes a mesma coisa, foi um jogo duríssimo, e acho que o diferencial para vencermos esse jogo foi o nosso saque, que a partir do terceiro set passou a entrar muito bem, e desequilibrou a partida.”, analisou o treinador Maurício Thomas, que substitui Renan Dal Zotto (servindo a Seleção Brasileira). 

O EMS Taubaté/Funvic volta à quadra no próximo sábado, às 18h, quando enfrenta o Vôlei UM Itapetininga, no ginásio Ayrton Senna. Já o São José Vôlei joga na sexta-feira, às 19h, contra a Climed/Atibaia, no ginásio do Sesi, em São José dos Campos. 

foto: Renato Antunes/Maxx sports

Comentários