(Copa SP) Vôlei Renata supera Sesi-SP no tie-break e conquista título

Na decisão da Copa São Paulo, que nesta edição ocorreu na cidade de Sorocaba, o Vôlei Renata derrotou o Sesi-SP por 3 sets a 2, parciais de 21/25; 25/22; 25/19; 23/25 e 15/10, no ginásio Gualberto Moreira. Este foi o segundo título do time de Campinas na competição, já que em 2014, em Santos, venceram o mesmo adversário, pelo mesmo placar. 

O equilíbrio esperado para a decisão foi confirmado quando a bola rolou no primeiro set. O Sesi-SP até saltou na frente do marcador, mas o Vôlei Renata logo foi buscar a igualdade em bloqueio de Renan (5 a 5). O oposto usou todo seu arsenal para colocar o time campineiro em vantagem no ataque (8 a 5). O duelo voltou a ficar equilibrado com as equipes trocando pontos e se revezando na frente do placar (15 a 14). Na reta final, os paulistanos encaixaram boa sequência de saque com Éder, fizeram 25 a 21.

No segundo set, o cenário se repetiu, com o time paulistano tentando impor o ritmo. Ainda no início da parcial, os campineiros se estabilizaram e passaram na frente em bloqueio de Canuto (8 a 7). O time de Campinas não desperdiçou as oportunidades no ataque e seguiram ampliando a diferença, com destaque para Renan, autor de oito pontos na parcial. Comandando o placar, o Vôlei Renata deixou tudo igual, fazendo 25 a 22, após erro do Sesi-SP. 

No terceiro set, o Vôlei Renata conseguiu crescer no momento certo para virar a partida e ficar na frente. Depois de uma parcial equilibrada do começo ao fim, o time campineiro saltou na frente em passagem de González pelo saque, com direito a bloqueio de Michel e contra-ataque de Renan (21 a 18). Os comandados do técnico Horácio Dileo não desistiram em nenhum momento e Vaccari rodou bela bola após Renan fazer o levantamento de peixinho (23 a 19). O ponteiro seguiu inspirado no ataque e fechou o set em ataque rápido: 25 a 19. 

Sem perder o padrão de jogo, o Vôlei Renata manteve o ritmo no quarto set assumindo o marcador desde começo (4 a 3). Os paulistanos tentaram se recuperar, mas o time campineiro não desistiu e com dois aces de Luizinho voltou a ficar na frente (14 a 12). Na reta final, o Sesi-SP assumiu a frente, mas os comandados do técnico Horácio Dileo empatando em duas oportunidades. Primeiro após ataques seguidos de Renan (21 a 21), depois em bloqueio de Michel (23 a 23). Mesmo assim, a equipe de São Paulo conseguiu segurar a reação e forçou o tiebreak, fazendo 25 a 23. 

O quinto e decisivo set foi comandado do início ao fim pelo time campineiro. Firme no saque e nos contra-ataques, o Vôlei Renata virou de quadra na frente (8 a 6) e manteve o ritmo, ampliando a diferença sem desperdiçar as oportunidades criadas (13 a 9). Em ataque de Canuto explorando o bloqueio, os comandados de Horácio Dileo fizeram 15 a 10, fecharam o jogo e comemoraram o título. 

foto: Amanda Demétrio/Sesi-SP

Comentários