Secretário especial do Esporte participa de Fórum Nacional do Desporto Universitário

O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, participou, nesta quinta-feira, em Brasília, do 15° Fórum do Desporto Nacional. O evento, promovido anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, passou por reformulação em 2019 e passou a ser composto por mesas redondas com interação entre palestrantes e público. 

O Fórum foi composto por três debates sobre os temas Importância, Relevância e Abrangência do desporto universitário. Marco Aurélio Vieira conduziu a mesa redonda Abrangência e aproveitou a oportunidade para apresentar os investimentos federais feitos no desporto universitário. O medalhista olímpico da vela Lars Grael abriu o Fórum comandando o painel Importância e os jornalistas Jonas Moura, do Lance!, Renatinho, da Rádio CBN, e José Renato Ambrósio, da ESPN, debateram o tema Relevância. 

“O desporto universitário e o desporto educacional são aspectos que abrangem tanto o esporte de base quanto o esporte participativo e o esporte de alto rendimento”, ressaltou Marcou Aurélio Vieira. “Às vezes, nos esquecemos que os dois atendem esses aspectos, tanto do alto rendimento como da base. No caso do esporte universitário, falamos da ponta da linha da prática esportiva escolar. Temos hoje no Brasil uma representação significativa de atletas que são universitários”, declarou o secretário Marco Aurélio Vieira. 

Alguns números foram apresentados sobre o investimento federal no desporto universitário. Apenas nas duas últimas edições das Universíades de Verão (consideradas as Olimpíadas Universitárias), realizadas em 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul, e em 2017, em Taiwan, foram investidos R$ 11,6 milhões para assegurar a participação brasileira nas competições. 

foto: Francisco Medeiros/Min. Cidadania

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saída de Leal para o Civitanova faz Sada/Cruzeiro aquecer mercado internacional

Fabiano Magoo convoca jogadores para a Seleção Brasileira Sub-19

Apan/Blumenau contrata Thiago Alves e confirma sete renovações