Esporte brasileiro e mundial se despede do ídolo Bebeto de Freitas

À tarde desta terça-feira, dia 13 de março de 2018, será lembrada pelo falecimento de um dos ídolos do voleibol brasileiro e mundial. Paulo Roberto de Freitas, mais conhecido como Bebeto de Freitas, passou mal quando participava de um evento na Cidade do Galo, em Belo Horizonte, e acabou não resistindo a uma parada cardíaca antes de ser levado para um hospital. 

Bebeto de Freitas estava com 68 anos e trabalhava como diretor administrativo do Atlético-MG. A sua carreira esportiva começou no Botafogo, clube do coração, onde ganhou inúmeros títulos no voleibol, com destaque aos onze estaduais seguidos de 1965 a 1976. Chegou a Seleção Brasileira, onde disputou os Jogos Olímpicos de Montreal/1076, mas foi como treinador que apareceu para o grande público ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles/1984. 

Com alguns remanescentes da consagrada ‘geração de prata’ ainda comandou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Seul/1988. Na sequência foi trabalhar na Itália, onde conquistou inúmeros títulos com o Maxicomo Parma (1990 a 1995) até assumir a Azurra, quando foi campeão da Liga Mundial, em 1997 e Mundial em 1998. Com fortes laços no futebol, Bebeto de Freitas virou diretor-executivo do Atlético-MG de 1999 a 2001 e em 2020 era diretor de futebol do Botafogo. No Alvinegro carioca acabou sendo eleito presidente para o mandato 2003-2005 e na sequência foi reeleito até 2008. O retorno ao Galo aconteceu em 2009, primeiro como gestor do futebol e mais recentemente como administrador do clube. 

Várias personalidades do voleibol e do esporte brasileiros prestaram suas homenagens a Bebeto de Freitas nas redes sociais. O Espaço do Vôlei sabe que ele foi uma das peças fundamentais para o esporte ser hoje essa paixão que é no país, através da Geração de Prata e dos seus ensinamentos dentro e fora de quadra. 

foto: Bruno Cantini/CAM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com novidades, Apan/Barão/Esferatur/Blumenau só pensa na Superliga B

Representando o Norte e o Amazonas, AA Nilton Lins encara a Taça Prata

Com jogos ao vivo na web, Taça Prata começa nesta terça-feira em Itapetininga