(Superliga) Lebes Canoas derrota Ponta Grossa/Caramuru no tie-break

Pela 8ª rodada do returno da Superliga 2017/2018, o Lebes Canoas derrotou o Ponta Grossa/Caramuru por 3 sets a 2, parciais de 17/25, 25/17, 22/25, 25/17 e 15/13, no ginásio La Salle. Com o resultado, o time gaúcho se manteve na 8ª posição, com 23 pontos, bem perde de garantir vaga nos playoffs, enquanto a equipe paranaense segue na 9ª colocação, com 16 pontos ganhos. 

A partida iniciou com o Ponta Grossa/Caramuru mostrando um saque muito eficiente e abrindo 4 a 7 no placar, obrigando o técnico Marcel Matz a parar o jogo. Com um bom trabalho do levantador Gustavo e o ataque forte do oposto Leozão, os visitantes foram abrindo vantagem: 9 a 12. O Lebes Canoas tinha dificuldades no side-out, sendo que Rodrigo foi bloqueado e o marcador apontava 15 a 20. No final, os comandados de Fábio Sampaio administraram a diferença e venceram por 17 a 25. 

O segundo set começou com Abouba fazendo um ace e um bloqueio de Matheus, o que colocou o Lebes Canoas na frente: 3 a 1. Com um belo trabalho no bloqueio, os donos da casa foram abrindo vantagem e fizeram 10 a 5. O oposto Abouba estava em noite inspirada e em mais um ace colocou 15 a 9 no placar, fazendo com o que adversário buscasse alternativas no banco de reservas. O Ponta Grossa/Caramuru chegou a esboçar uma reação, mas no final, o Lebes Canoas acabou dando o troco e devolveu o 25 a 17. 

Era de se esperar um terceiro set bem disputado e foi justamente isso que aconteceu. Nenhuma das equipes conseguia abrir larga vantagem no placar: 9 a 9 e quando alguém tinha aberto dois pontos: 11 a 13, alguém parava o jogo para equilibrar as ações. O oposto Leozão seguia sendo a referência ofensiva do Ponta Grossa/Caramuru, enquanto Abouba era bastante acionado pelo lado gaúcho. No final, os visitantes tiveram mais paciência e fecharam por 22 a 25. 

Precisando vencer o quarto set para forçar o tie-break, o Lebes Canoas foi para cima e no ace de Rodrigo colocou 5 a 2 no placar. O inicio arrasador dos donos da casa desestabilizou o passe adversário, tanto que em novo ace, agora de Pedro, os gaúchos fizeram 9 a 4. O side-out funcionava muito bem e aproveitando os erros do Ponta Grossa/Caramuru, os comandados de Marcel Matz foram abrindo no placar: 14 a 7. Na virada de bola de Michel, o placar era de 20 a 12 e com uma bola de meio de Matheus, o Lebes Canoas fez 25 a 17. 

O tie-break foi emocionante e bem disputado. Ponto a ponto, as equipes disputavam a liderança no placar. No bloqueio de Michel, o Lebes Canoas deixou tudo igual: 5 a 5 e novamente com o central, os gaúchos conseguiram virar de quadra com vantagem de 8 a 6. Entretanto, os paranaenses tinham Leozão e o oposto conseguiu virar o placar: 11 a 12, o que deixou o jogo ainda tenso. No final, o bloqueio de Matheus acabou definindo a favor do Lebes Canoas: 15 a 13. 

“Era um jogo crucial para nós! Pois eles estão em nono e se ganhassem da gente iriam estar realmente ameaçando nossa classificação aos Playoffs. Foi um jogo muito difícil, mas soubemos superar nossos erros durante a partida, nos estabilizar e ganhar o jogo contando com a ajuda da nossa torcida”, declarou o central Matheus. 

O Lebes Canoas volta a quadra no próximo sábado, dia 3, às 15h, para enfrentar o Corinthians/Guarulhos, no ginásio da Ponte Grande. No mesmo dia, às 20h, o Ponta Grossa/Caramuru recebe o JF Vôlei, às 20h, na Arena Multiuso. 

Equipes:

Lebes Canoas: Pedro, Abouba, Michel, Matheus, Eduardo, Rodrigo e Pallotti (líbero)
entraram: Lucas e Leandro
técnico: Marcel Matz

Ponta Grossa/Caramuru:
Gustavo, Leozão, Leo, Cris, Rubbo, Diego e Bruninho (líbero)
entraram: Eric, Índio, Thales, Antony e Peron
técnico: Fábio Sampaio

foto: Fernando Potrick/Gama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com novidades, Apan/Barão/Esferatur/Blumenau só pensa na Superliga B

Saída de Leal para o Civitanova faz Sada/Cruzeiro aquecer mercado internacional

Invicto no Espanhol, Palma Volley conta com bom momento do ponteiro Zóio