(Superliga) Lebes Canoas passa por JF Vôlei e segue firme na zona dos playoffs

Jogando no ginásio La Salle, o Lebes Canoas conseguiu uma vitória importante ao bater o JF Vôlei por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/20,25/27 e 25/23, pela 10ª rodada da Superliga 2017/2018. Com o resultado, o time gaúcho chegou aos 14 pontos e assumiu a 7ª colocação (dentro do G-8), enquanto a equipe mineira parou nos dois pontos e permanece no 11º lugar, ou seja, na zona do rebaixamento.

O Lebes Canoas começou a partida forçando o saque cruzado, anotando aces importantes que ajudaram a equipe gaúcha a abrir quatro pontos no placar, forçando pedido de tempo do JF Vôlei. Acionando com frequência o oposto Aboubacar, o Canoas foi dominando o set e aumentando a vantagem: 16 a 11 ao time da casa.O bloqueio também se tornou arma importante do Lebes Canoas, e em três seguidos, com Eduardo, Maurício e Aboubacar, o time ficou próximo da vitória no set inicial, confirmada com saque para fora do JF Vôlei: 25 a 17.

O JF Vôlei voltou sacando melhor, contando com a inspiração de Leozinho, que em um ataque e um ace, abriu dois de vantagem para sua equipe. Com desvantagem de 5 a 8, o técnico Marcel Matz pediu tempo. Funcionou. Com três pontos em série, o time da casa empatou e virou em ataque de Aboubacar na paralela. Mas o duelo se manteve bastante equilibrado, com os times mantendo a virada de bola. Michel entrou em ação com uma passagem incrível no saque. O central quebrou o passe adversário e contribuiu para que o time comandado por Marcel Matz abrisse 20 a 17 na reta final do segundo set. Mantendo a vantagem, o Lebes Canoas fechou também a segunda parcial após toque na rede da equipe mineira: 25 a 20 na parcial.

O time mineiro começou abrindo três pontos (5 a 3) no terceiro set, com a obrigação de vencer para não ter a derrota decretada. Com ajustes no bloqueio, porém, o time gaúcho chegou ao empate por duas oportunidades e assumiu a ponta, forçando o técnico Henrique Furtado a parar o jogo: 10 a 8. O Lebes Canoas passou a dominar ainda mais e abriu seis pontos. O JF Vôlei, porém, não desistiu do jogo, cresceu com boas defesas de Juan Mendez e reduziu a diferença até empatar o duelo por 22 a 22. O time mineiro tomou a dianteira, Canoas ainda salvou dois set points, mas em ataque de Leozinho o JF Vôlei confirmou a vitória em 27 a 25.

Os donos da casa iniciaram o quarto set liderando por quatro pontos de vantagem: 9 a 5, fazendo o técnico da equipe de Minas Gerais pedir tempo. Aboubacar voltou a brilhar, anotando pontos seguidos no ataque e no bloqueio, e o JF Vôlei não conseguiu repetir os bons momentos do set anterior. Mantendo a virada e pontuando no bloqueio, o Canoas se manteve na frente, apesar de ameaças do time mineiro, que voltou a sacar bem. O JF Vôlei parecia repetir o set anterior e chegou a empatar o duelo por 22 a 22 após estar perdendo por 16 a 20. O nome da partida, porém, entrou mais uma vez em ação. O oposto Aboubacar chamou a responsabilidade e marcou pontos em ataque na diagonal e ace. O final do duelo foi confirmado em explorada de bloqueio com Rodrigo, encerrando a última parcial por 25 a 23.

“Era um confronto direto, um confronto duro, sabíamos que da nossa obrigação em conquistar um bom resultado em casa. Para manter uma fase positiva que estamos vivendo. A preparação durante a semana foi muito boa, colocando aos jogadores a importância de termos esse resultado (...) Fizemos dois sets muito bons, no terceiro vacilamos no final. Cometemos erros que não podemos cometer. A história estava para se repetir no quarto set, mas corrigimos. Mas fizemos um jogo bom, com bons números, conseguimos bloquear bem. A entrada do Maurício no lugar do Matheus foi boa. Foi um jogo positivo com o principal que era conseguir o resultado num confronto direto", disse o técnico Marcel Matz.

Na última rodada do primeiro turno da fase classificatória, o Lebes Canoas enfrentará o Minas Tênis Clube, no domingo, dia 17, às 13h, na Arena, em Belo Horizonte. Já o JF Vôlei receberá o Corinthians/Guarulhos na próxima quinta-feira, dia 14, às 21h45min, no ginásio da UFJF.

Equipes:

Lebes Canoas: Pedro, Aboubacar, Michel, Maurício, Rodrigo, Eduardo e Pallotti (líbero)
entraram: Bitello, Leandro, Arthur e Conte
técnico: Marcel Matz

JF Vôlei: Felipe, Emerson Rodriguez, Rômulo, Bruno, Leozinho, Rammé e Juan Mendez (líbero)
entraram: Adami, Rafael, Vitor, Drago e Matheus
técnico: Henrique Furtado

foto: Fernando Potrick/Gama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Robinho acerta ida para o voleibol português e jogará no novo time do Sporting

Sem apoio e problemas de estrutura, Rádio Clube/AVP decide fechar as portas

Apresentação do Corinthians/Guarulhos deve ocorrer na próxima terça-feira