sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sem recursos da prefeitura, São José Vôlei fica com projeto ameaçado

Nesta semana, a prefeitura de São José dos Campos informou, em nota oficial, que não vai mais repassar recursos do Fundo de Apoio ao Desporto Não-Profissional (Fadenp) para equipes de alto rendimento da cidade. Com isso, a equipe de vôlei masculino, que é administrada pela Escola do Corpo, terá que buscar recursos na iniciativa privada para manter o projeto.

Como atletas e comissão técnica são pagos por meio de bolsas do Fadenp, a Justiça do Trabalho entende isso configura vínculo empregatício com os profissionais. Tanto, que em fevereiro passado a prefeitura foi condenada a indenizar em R$ 500 mil o ex-técnico da equipe de basquete local, Régis Marreli. Por conta disso, um parecer do Tribunal de Contas do Estado, divulgado no dia 4 de maio, sugere que a Prefeitura não coloque dinheiro público nas equipes.

“A remuneração dos atletas, o direito de imagem, o sistema de franquias das ligas, a estrutura dos times e dos campeonatos, tudo isso tem levado a Justiça e os órgãos de fiscalização a classificar as equipes de basquete e vôlei como profissionais, vedando o aporte de recursos públicos”, explicou o secretário interino de Esportes e Lazer da cidade, Luiz Carlos de Lima.

Na temporada passada, a diretoria do São José Vôlei tentou uma parceira com o Santos Futebol Clube, mas a negociação não foi adiante. Vários jogadores reconhecidos no cenário nacional e mundial foram contratados, como o oposto Lorena e o líbero Mário Jr., o que fez a equipe se classificar pela primeira vez para os playoffs da Superliga, terminando a competição na 8ª posição.

Como a maioria das equipes que não tem orçamento fechado para a temporada 2016/2017, o São José Vôlei liberou todo o elenco para negociar com outros clubes. Até o momento apenas os líberos Mário Jr. e Matheus foram oficializados por outra equipe, no caso ambos foram para a Funvic/Taubaté. No caso do oposto Lorena, principal nome da equipe, ele ainda aguarda uma definição do projeto, mas tem proposta do exterior.

foto: Fábio Dias Photografy/São José Vôlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário