quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

FIVB confirma Mundial de Clubes novamente em Minas Gerais

A Federação Internacional de Vôlei confirmou que Minas Gerais será novamente sede do Campeonato Mundial de Clubes, que ocorrerá de 27 de outubro a 1º de novembro. Essa será a terceira vez seguida que o Estado recebe a competição, sendo que em 2013 o Sada/Cruzeiro foi campeão em Betim e no ano passado foi Belo Horizonte que viu os russos do Belogorie Belgorod levarem o título.

Para a 11ª edição do torneio, que terá oito clubes participantes, já estão confirmados o Sada/Cruzeiro (representante da sede) e a UPCN, da Argentina, campeã sul-americana. O representante europeu só será conhecido no dia 29 de março, com a final da Liga dos Campeões. Atualmente, seis times concorrem às quatro vagas para os playoffs, que serão disputados na Alemanha. Já o Campeonato Africano de Clubes de 2015, que confirmará mais um participante, será realizado entre os dias 5 e 17 de março. A Norceca e a Ásia também terão representantes no torneio, com três times a serem definidos para a competição, enquanto um convidado será chamado para completar a lista.

A expectativa é que a cidade de Belo Horizonte recebe novamente o torneio, com o ginásio do Mineirinho sendo o palco do evento. Entretanto, os governos federal e estadual devem investir cerca de R$ 9 milhões para modernizar o local, que deve receber uma impermeabilização no telhado, uma reforma nas pilastras e um sistema de captação da água da chuva.

Vale destacar que o Trentino, é o maior vencedor do Mundial de Clubes, com quatro conquistas e que a Itália levantou o título por oito vezes em dez edições. Apenas nas duas edições passadas é que o país da Bota acabou perdendo sua hegemonia para brasileiros (Sada/Cruzeiro) e russos (Belogorie Belgorod).

foto: FIVB/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário