Com quatro equipes, Campeonato Gaúcho tem tabela divulgada

O Campeonato Gaúcho 2014 foi lançado oficialmente na última sexta-feira, no Hotel Dall’Onder Vittoria, em Bento Gonçalves. Contando com a participação de quatro equipes (Apaavôlei/Caxias do Sul acabou desistindo da competição), a edição deste ano promete ser mais equilibrada, apesar de ter menos times na disputa, pois conta com o Canoas Vôlei (integrante da Superliga A), Bento Vôlei/Isabela e Voleisul/Paquetá Esportes (ambos da Superliga B), além do jovem time APEO/Sest Senat/Fasurgs, de Passo Fundo.

“Não temos a mesma quantidade de times de edições anteriores, mas a qualidade está muito melhor”, afirmou o presidente da Federação Gaúcha de Vôlei, Carlos Cimino.

A competição começa no dia 6 de setembro, às 19h, com a Voleisul/Paquetá Esportes recebendo a APEO/Sest Senat/Fasurgs, no ginásio da Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. A fase classificatória será em turno e returno, onde sairá a definição da vantagem no mando de quadra para a etapa seguinte. As semifinais e a final acontecem em playoffs melhor de três partidas. 

Atual bicampeão, o Canoas Vôlei chega para essa edição com uma base titular montada (Gustavo, Dennis, Minuzzi e Jeffe), porém com caras novas como a do técnico Marcos Miranda, dos levantador Paulo Renan e Evandro, além do ponteiro Rodrigo Quiroga e do central Tiago Barth. Até a estreia, marcada para o dia 26 de setembro, o clube deve anunciar mais reforços.

Vice-campeão em 2013, o Bento Vôlei/Isabela surge mais forte para este ano, pois se reforçou dentro (contratações pontuais) e fora de quadra (anuncio de patrocinador máster). Com a chegada de jogadores experientes como o oposto Tuba, o levantador Rivoli e o central Giovanni, o técnico Fernando Rabelo tem tudo para montar uma equipe competitiva.

No Voleisul/Paquetá Esportes, que foi vice-campeão da última Superliga B, o momento é de reformulação, com o técnico Paulo Roese entrando no lugar de Gilson ‘Mão de Pilão’. O levantador Rafa (ex-Canoas) chegou ao time para dar mais experiência, assim como o líbero Rafinha (ex-RJ Vôlei), além disso, vale ficar de olho no jovem ponteiro Renan Purificação, que estava no Moda Maringá.

A APEO/Sest Senat/Fasurgs fará sua segunda participação consecutiva no Campeonato Gaúcho e a expectativa é de levar bom voleibol para Passo Fundo. Com um elenco composto por apenas quatro atletas profissionais e com experiência em clubes do Brasil e do exterior, o destaque fica por conta de Giordani Arend, que além de atleta trabalha na função de dirigente, sempre na busca de fortalecer o projeto.

“O favoritismo agora é compartilhado com outras equipes devido ao crescimento delas. O alto nível dos quatro times vai tornar todos os jogos uma grande disputa”, disse o capitão do Canoas, Roberto Minuzzi, que ergueu os últimos troféus estaduais.

Confira a tabela:

06/09 (sábado)
19h - Voleisul/Paquetá Esportes x APEO/Sest Senat/Fasurgs

26/09 (sexta-feira)
17h - Canoas x APEO/Sest Senat/Fasurgs
19h - Bento Vôlei/Isabela x Voleisul/Paquetá Esportes

04/10 (sábado)
19h - Voleisul/Paquetá Esportes x Canoas
19h – APEO/Sest Senat/Fasurgs x Bento Vôlei/Isabela

09/10 (quinta-feira)
19h - Bento Vôlei/Isabela x Canoas

11/10 (sábado)
19h – APEO/Sest Senat/Fasurgs x Voleisul/Paquetá Esportes

14/10 (terça-feira)
19h - Canoas x Voleisul/Paquetá Esportes

18/10 (sábado)
19h - Voleisul/ Paquetá x Bento Vôlei/Isabela
19h – APEO/Sest Senat/Fasurgs x Canoas

26/10 (domingo)
17h - Bento Vôlei/Isabela x APEO/Sest Senat/Fasurgs

30/10 (quinta-feira)
19h - Canoas x Bento Vôlei/Isabela

foto: Divulgação

Comentários