CBV confirma convites nas próximas edições da Superliga

Depois de algumas pessoas criticarem os ‘convites’ da Confederação Brasileira de Vôlei para a Superliga, a entidade assegurou que apenas projetos sólidos conseguiriam esse ‘ingresso mais fácil’ para a principal competição do país. Com a criação da Superliga B surgiram dúvidas sobre acesso e descenso para a edição 2012/2013.

Segundo o regulamento da CBV, apenas as oito equipes, isto é, aquelas que ingressarem nos playoffs da edição 2011/2012 terão direito a uma vaga na Superliga 2012/2013. Quem também fica com um lugar é o campeão da Superliga B, enquanto as outras três vagas (a tendência é que sempre 12 clubes disputem o torneio) serão utilizadas para convidados, podendo ser até mesmo os times que estavam na disputa anterior.

Com essa determinação fica claro que casos como o do RJX, que não precisou disputar a Liga Nacional, como a UFJF, podem aparecer na edição 2012/2013. Entretanto, a CBV explica que para chegar a Superliga principal são necessárias garantias financeiras para toda a temporada, além de critérios técnicos como ter pelo menos a pontuação sete seguindo o ranking de atletas da entidade.

Fazendo um teste de especulação atual, hoje estariam fora da próxima temporada BMG/Montes Claros, Volta Redonda, UFJF e Londrina/Sercomtel. Óbvio que eles brigariam por um convite, mas existe também a possibilidade (para diminuir custos) de disputarem a Superliga B por uma temporada, para depois voltarem com mais tranquilidade.

foto: Divulgação

Comentários