Confira como será a fase final da Liga Nacional

De 30 de agosto a 3 de setembro ocorre no Rio de Janeiro a fase decisiva da Liga Nacional 2011. Oito times estarão buscando o título da maior competição entre clubes do país, além de ganharem o direito de uma vaga para a Superliga 2011/2012, desde que também sigam alguns critérios adotados pela Confederação Brasileira de Vôlei. As equipes serão divididas em dois grupos de quatro cada, classificando-se duas para as semifinais, e na sequência, os vencedores fazem a grande final, com transmissão do Sportv.

Mais conhecido como Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro, será palco da competição até as semifinais. Depois, o ginásio Recreio do Trabalhador, na Siderurgia CSN, em Volta Redonda, será o local para conhecer o grande campeão.

Abaixo você confere um breve resumo sobre os times dessa edição:

UFJF (MG) – Considerado um dos favoritos ao título, os mineiros tem na força do conjunto seu principal destaque. Campeão do Grupo V-2 na fase regional, o clube perdeu o levantador Ricardinho, porém trouxe Daniel Brasília e ainda reforços interessantes como o ponteiro Guilherme. Com a experiência de quem encara os grandes de Minas Gerais, apostar no time de Juiz de Fora não seria um erro.

Soya/Blumenau/Olympico (SC) – Campeão, com autoridade, do Grupo VI na fase regional, a equipe catarinense tem tudo para voltar a Superliga, já que perdeu sua vaga por fazer uma campanha abaixo do esperado na última temporada. Com os reforços de Thiagão e Ialisson, o técnico André Donega tem um elenco experiente, além de contar com o líbero Rafinha.

Funvic (SP) – A Faculdade de Pindamonhangaba tem jovens talentos e um time unido sobre o comando do técnico João Marcondes. Campeão do Grupo V-1, o time também comemorou a conquista dos Jogos Regionais, porém acabou derrotado na final da 1ª divisão estadual e por isso ficou de fora da elite do Paulista.

Escola do Corpo/ São José dos Campos (SP) – Campeão da 1ª divisão paulista e atualmente disputando a elite do Estado, a equipe do Vale do Paraíba vem forte para a fase final da Liga Nacional. Mesmo classificada como convidado, o time do técnico Reinaldo Bacilieri chega entrosado e com moral depois de complicar jogos contra equipes da Superliga.

Rio Negro Clube (AM) – Heptacampeão da fase regional no norte, o Rio Negro entra na fase final da Liga Nacional como franco atirador. O treinador Amarildo Figueiredo, que desabafou sobre a falta de patrocinadores após a conquista do Grupo I em Rondônia, garante raça e determinação contra clubes de grande investimento.

Clube do Remo (PA) – Sem concorrentes inscritos no Grupo II, o Clube do Remo, tradicional time de futebol do Pará, ganhou a vaga para a fase final da Liga Nacional. Com jogadores jovens, mas de boa estatura, a intenção do clube é não deixar o Rio de Janeiro sem pelo menos uma vitória.

Sport Club do Recife (PE) – O Leão do nordeste, campeão do Grupo III na fase regional, chega a Liga Nacional de olho em um futuro promissor. A equipe, que eliminou antes o Vitória (BA) e a Unifor (CE), tem como destaque jogadores da região e a diretoria garante que pode conquistar um bom patrocinador caso ganhe o direito de disputar a Superliga.

UPIS (DF) – Campeã em 2009 da Liga Nacional, a equipe de Brasília garantiu a vaga ao vencer a fase regional pelo Grupo IV. O técnico Diógenes Cardoso tem na força do grupo a expectativa para levar o título para a capital federal.

Na história da Liga Nacional, a região sul do Brasil é a maior vencedora, com cinco conquistados. O Rio Grande do Sul, nesta edição sem nenhum representante, já levantou a taça por três ocasiões, enquanto Santa Catarina já faturou por duas oportunidades. Em 2010, o título ficou com o Bravo/Funcab/Niterói, do Rio de Janeiro, que acabou não disputando a Superliga passada.

Confira a tabela da fase final:

Chave A
Remo (PA)
Sport Recife (PE)
Soya/Blumenau (SC)Funvic (SP)

Chave B
Rio Negro (AM)
Upis (DF)
UFJF (MG)
São José dos Campos (SP)

30/8 (terça-feira)
10h - Remo x Funvic
12h – Sport x Blumenau
15h – UFJF x São José dos Campos
17h – Rio Negro x Upis

31/08 (quarta-feira)
10h - Sport x Funvic
12h - Remo x Blumenau
15h - Upis x São José dos Campos
17h - Rio Negro Clube x UFJF

1/09 (quinta-feira)
10h - Remo x Sport
12h - Blumenau x Funvic
15h - Upis x UFJF
17h - Rio Negro x São José dos Campos

2/09 (sexta-feira)
10h - Primeiro chave “A” x Segundo chave “B”
10h - Primeiro chave “B” x Segundo chave “A”

3/09 (sábado)
9h30min - Vencedor da 1ª semi x Vencedor da 2ª semi

foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com novidades, Apan/Barão/Esferatur/Blumenau só pensa na Superliga B

Representando o Norte e o Amazonas, AA Nilton Lins encara a Taça Prata

Com jogos ao vivo na web, Taça Prata começa nesta terça-feira em Itapetininga